Outras Informações

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Faça a sua escolha agora


“HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.” Jó 1:1



Se olharmos bem para este versículo veremos que esse homem tinha quatro aspectos principais a serem ressaltados em seu caráter, sendo eles: integridade, retidão, temor a Deus e desviar-se do mal.
Jó foi um grande exemplo para a Igreja do Senhor de como ser um verdadeiro adorador.
Por quê?
Observemos os quatro aspectos apontados acima para que possamos começar a entender um pouco mais sobre a verdadeira adoração. Comecemos pelo primeiro item citado “...e era este homem íntegro, reto, temente a Deus e desviava-se do mal.” :

Integridade – Ser íntegro é ser inteiro, completo, perfeito.

Jó, com certeza, não procurava fazer nada pela metade, tudo tinha que ser por inteiro. A nossa entrega deve ser total, nosso amor deve ser integral, nossa fidelidade tem que seguir esse princípio, para que possamos alcançar, de maneira integral, a perfeita, boa e agradável vontade de Deus e, assim, nos enchermos da Sua glória, verdadeiramente. Ser íntegro é ser fiel em tudo. Seja fiel.

Retidão – Ser reto é ser legítimo, verdadeiro, imparcial, sempre seguir a mesma direção.

Muitas vezes, somos confrontados com dificuldades que devemos enfrentar de frente e, em grande parte, nós fugimos delas. Esse tipo de atitude atrasa o cumprimento da promessa do Senhor em nossas vidas e, acabamos nos sentindo frustados, devido à nossa parcialidade diante de alguns problemas.
Mentir é o mesmo que confessar para o mundo inteiro que somos filhos do diabo (Jo.8:44). Se somos filhos da verdade, devemos andar em verdade, viver em verdade, amar sem falsidade.
Jesus, certa vez, disse que Ele é o único caminho que nos leva ao Pai. Não devemos ficar olhando para as laterais pois, lá encontram-se muitas coisas que nos atraem a parar em nosso caminho ou, até mesmo, sair dele. Seja reto.

Temor a Deus – A Bíblia diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Ser temente é ter completa reverência a Deus.

O Pai está a procura de verdadeiros adoradores, somente os verdadeiros adoradores rendem-se, em completa reverência, ao Deus Único, o Soberano. Isso traz sabedoria porque; quanto mais próximos de Deus (que é a Sabedoria), mais sábios nos tornamos e, entendemos melhor aquilo que nos ocorre. Busque a face de Deus, não Suas mãos (Sl.34:5).

Desviar-se do mal – Para que a ação de Deus na vida de Jó fosse completa, era extremamente importante que ele soubesse desviar-se do mal.

Talvez seja um dos principais atributos que devemos ter. Desviar-se do mal é não errar o alvo. Para isso, precisamos ser íntegros (para conhecer a perfeita vontade do Pai), ser retos (para não desviar do caminho certo) e temer ao Senhor (para que possamos conhecê-lo). Porque só quem conhece ao Senhor, tem a habilidade de estar sempre se desviando do pecado e buscando, sempre, a Sua face. Vai, e não peques mais (Jo.5:14), porque Deus abriu os seus olhos.

Então poderíamos nos perguntar: - Se retidão é seguir sempre a mesma direção, como foi dito acima. Como então se desviar sem sair da mesma direção? É simples, primeiro temos que entender porque na Bíblia foi escrito desviar-se ao invés de fugir. Na Bíblia nada foi escrito por acaso, tudo tem uma finalidade. No livro de Provérbios, capítulo 16, versículo 25, diz que os caminhos do homem parecem ser perfeitos, porém dão em morte. Isso quer dizer que, se andarmos de acordo com nossa vontade carnal, nossos caminhos não são tão bons quanto aparentam ser. Isaías disse que os caminhos de Deus são mais altos do que os caminhos do homem (Is.55:9). Observando bem, Jó não andava nos seus próprios caminhos, mas no caminho de Deus, que é perfeito (Sl.18:30), por isso andava em retidão aos olhos do Senhor. No entanto, como a própria palavra nos alerta, a carne luta contra o Espírito e vice-versa. Então Jó precisava desviar-se de sua vontade carnal, que é má.
Para que entendamos o motivo de não estar escrito fugir ao invés de desviar-se, precisamos ver a diferença entre estas duas ações. Primeiro, fugir é quando a pessoa vira as costas para o seu alvo e volta atrás, motivo pela qual Deus disse que os covardes não herdarão o seu reino, e desviar-se é quando você sai do caminho que estava seguindo sem perder o seu alvo principal, nunca deixando a sua retaguarda desprovida de defesa. Nosso alvo deve ser alcançar o coração e o centro da vontade de nosso Pai Celeste.

Conclusão

Em nosso caminho existem vários males que nós devemos escolher desviar-nos deles para que no final não encontremos a morte. Jó tinha prazer em Deus por isso, Deus teve prazer nele.

DEVEMOS TER PRAZER EM TUDO O QUE DEUS NOS DEU, NOS DÁ E NOS DARÁ.

O verdadeiro adorador, em momento algum, murmura ou reclama por algo que tenha acontecido com ele, por saber que Deus está no controle de toda a sua vida.
Ressaltando que, Jó só tornou-se um verdadeiro adorador depois de passar por tamanha provação, pois disse: “- Antes te conhecia, só de ouvir falar, mas hoje meus olhos te vêem.” (Jó 42:5). Estaríamos dispostos a passar por isso, simplesmente, por termos prazer em Deus?

NÃO BASTA SABERMOS DO QUE DEUS É CAPAZ, PRECISAMOS CRER QUE ELE É FIEL E JUSTO PARA FAZER ABUNDANTEMENTE MAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário a respeito do assunto.

Deus te abençoe...